Mormacil
Bem-vindo viajante ao mundo de Mormarcil, onde a magia e a espada te guiaram para se tornar um aventureiro respeitado ou temido, que suas aventuras sejam cantadas pelos bardos por gerações. Haverão lugares de magia e monstros, de bravos combatentes e aventuras espetaculares.

Dinheiro e Riquezas 75px-DJCTQ_-_16.svg

Não recomendado para menores de dezesseis anos.




Dinheiro e Riquezas

Ir para baixo

Dinheiro e Riquezas Empty Dinheiro e Riquezas

Mensagem  Azetlor Ter maio 21, 2019 1:19 am

RIQUEZAS

Dinheiro e Riquezas D2y5y1y-a40704ad-676a-45f5-86cf-c03a025766da.jpg?token=eyJ0eXAiOiJKV1QiLCJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJzdWIiOiJ1cm46YXBwOiIsImlzcyI6InVybjphcHA6Iiwib2JqIjpbW3sicGF0aCI6IlwvZlwvMjNkNTI3NTUtZWQ3Yy00NTI5LTg2ZmItYTgxN2ZiNThmYTQ2XC9kMnk1eTF5LWE0MDcwNGFkLTY3NmEtNDVmNS04NmNmLWMwM2EwMjU3NjZkYS5qcGcifV1dLCJhdWQiOlsidXJuOnNlcnZpY2U6ZmlsZS5kb3dubG9hZCJdfQ

A riqueza aparece de muitas formas. Moedas, pedras preciosas, bens comerciais, objetos de arte, animais e propriedade podem refletir o bem-estar financeiro de seu personagem. Os membros do campesinato comercializam em bens, trocando aquilo que eles precisam e pagando impostos por grãos e queijo. Os membros da nobreza comercializam em direitos legais, tais como os direitos de uma mina, um porto, ou terra, ou em barras de ouro, medindo ouro pelo peso em vez de por moedas. Somente os comerciantes, aventureiros e aqueles que oferecem serviços profissionais para serem contratados que normalmente negociam em moedas.


Escolha Aleatória de Tesouro:

As páginas a seguir contém tabelas que você pode usar para gerar tesouros aleatórios carregados por monstros, guardados em seus covis ou escondidos de alguma outra forma. A colocação de tesouros fica a seu critério. A chave é ter certeza que os jogadores sintam-se recompensados por jogar e que seus personagens estão sendo recompensados por sobrepujar desafios perigoso.


Tabela de tesouro:

O tesouro pode ser alocado aleatoriamente baseado no nível de desafio do monstro. Existem tabelas para nível de desafio 0–4, nível de desafio 5–10, nível de desafio 11–16 e nível de desafio 17 ou maior. Use essas tabelas para determinar aleatoriamente quanto dinheiro um monstros individual carrega ou a quantidade de riqueza encontrada em uma grande pilha de tesouro.
 

Tipos de tesouros:

Moedas: O tipo de tesouro mais básico é o dinheiro, incluindo peças de cobre (pc), peças de prata (pp), peças de electro (pe), peças de ouro (po) e peças de platina (pl). Cem moedas de qualquer tipo pesam 1 quilo.

Gemas: As gemas são pequenas, leves e facilmente armazenadas, em comparação ao mesmo valor de moedas. Veja a seção “Gemas” para os tipos de pedras, gemas e joias que podem ser encontradas como tesouro.

Objetos de Arte: Ídolos feitos de ouro maciço, gargantilhas cravejadas de pedras preciosas, pinturas de reis antigos, prataria cravejada de joias – objetos de arte inclui tudo isso e muito mais. Veja a seção “Objetos de Arte” para os tipos de objetos de arte decorativos e valiosas que podem ser encontradas como tesouro.

Itens Mágicos: Os tipos de itens mágicos abrange armaduras, poções, pergaminhos, anéis, bastões, cajados, varinhas, armas e itens maravilhosos. Os itens mágicos também possuem raridades: comum, incomum, raro, muito raro e lendário.
Monstros inteligentes frequentemente usam os itens mágicos em sua posse, enquanto que outros podem esconde-los para garantir que eles não se percam ou sejam roubados. Por exemplo, se uma tribo hobgoblin tiver uma espada longa +1 e um jarro de alquimia em sua pilha de tesouro, o senhor da guerra da tribo poderia empunhar a espada, enquanto que o jarro seria mantido em algum local seguro.


Modificando Resultados:

Se as jogadas fornecerem uma quantidade de tesouro que seja demais ou pouco, ajuste o resultado. Sempre tome o número de monstros encontrados em consideração e faça tais ajustes cuidadosamente, especialmente ao aumentar o tesouro fornecido, pois a maioria da experiência que os personagens receberão será de tesouro.


Moedas:

As moedas são a riqueza corrente mais comum em quase todos os lugares, elas costumam ser feitas de 3 tipos de metais, ouro, prata e platina, ou dependendo da região outros matérias tipo algumas joias em abundancia na região, são usados para confeccionar moedas. Moedas não tem um padrão fixo de tamanho ou forma, pois cada uma segue o padrão imposto do seu governante, mas seu valor varia de uma região a outra mostrando a diversidade do continente.
As peças de ouro, prata e platina não são as únicas moedas padrões do continente, conforme descrito anteriormente o comercio varia muito entre as regiões no que diz respeito a "moedas", mas seguem um único valor padrão em seu comercio independente de ser uma moeda talhada em Jade que pode valer mais que uma de prata, sua quantia sempre será mais ou menos no valor da região que usa moedas de prata. O comercio entre os reinos e internamente assim como serviços de compra e venda internos também possam usar moedas locais ou escambo, trocando mercadorias por mercadorias. Cada moeda, devido ao seu valor, é mais utilizada em determinadas situações o que não impede ninguém de usar com moedas de bronze algo que custa algumas moedas de ouro, desde que consiga o numero de moedas de platina que alcance o valor das moedas.
O valor de cada item varia por região tudo depende da qualidade, do tipo, raridade do objeto, assim como e sempre o preço pago por qualquer objeto vendido pelo jogador vai ser sempre a metade do valor do mesmo a menos que ele tenha alguma pericia de comercio, lábia para aumentar o preço em 5% sobre a metade do item no qual esta vendendo.


Abreviações: O jogo comumente usa as seguintes abreviações:

peças de ouro = PO
peças de prata = PP
peças de cobre = PC


Valor das moedas:

1 Peça de Ouro [PO] = -
10 Peças de Prata [PP] = 1 PO
10 peças de cobre [PC] = 1 PP


Cunhagem:

Moedas comuns existem em várias denominações diferentes com base no valor relativo do metal a partir do qual elas são cunhadas. As três moedas mais comuns são a peça de ouro (PO), a peça de prata (PP) e a peça de cobre (PC).
Com uma peça de ouro, um personagem pode comprar uma aljava, 15 metros de boa corda, ou uma cabra. Um hábil (mas não excepcional) artesão pode ganhar uma moeda de ouro por dia. A peça de ouro é a unidade padrão de medida para riqueza, mesmo que a moeda em si não seja normalmente usada. Quando os comerciantes discutem negócios que envolvam bens ou serviços no valor de centenas ou milhares de peças de ouro, as transações não costumam envolver a troca de moedas individuais. Em vez disso, a peça de ouro é o padrão de medida para valores, porém a troca real é de fato realizada em barras de ouro, cartas de crédito ou bens valiosos.
Uma peça de ouro vale dez peças de prata, a moeda predominante entre plebeus. A peça de prata compra um conjunto de dados, um frasco de óleo para lâmpada, ou uma noite de descanso em uma hospedaria ruim.
Uma peça de prata vale dez peças de cobre, que são comuns entre os trabalhadores e mendigos. Uma única peça de cobre compra uma vela, uma tocha, ou um pedaço de giz.
Além disso, moedas incomuns feitas de outros metais preciosos algumas vezes aparecem em pilhas de tesouros.
A peça de electro (PE) e a peça de platina (PL) são originárias de impérios caídos e reinos perdidos, e às vezes levantam suspeitas e ceticismo quando utilizadas em transações. Uma peça de electro vale cinco peças de prata, e uma peça de platina vale dez peças de ouro.
A moeda padrão pesa cerca de 10 gramas, assim, cem moedas pesam aproximadamente um quilo.


Taxa de cambio padrão:

Moeda PCPPPEPOPL
Cobre (PC) 11/101/501/1001/1.000
Prata (PP)1011/51/101/100
Electro (PE)50511/21/20
Ouro (PO)10010211/10
Platina (PL) 1.00010020101


Usando a tabela de tesouro individual:

Uma tabela de Tesouro Individual ajuda você a determinar aleatoriamente quanto tesouro uma criatura carrega em sua posse. Se um monstro não tiver interesse em acumular tesouro, você pode usar essa tabela para determinar o tesouro casual deixado pelas vítimas do monstro.
Use a tabela de Tesouro Individual que corresponde ao nível de desafio do monstro. Role um d100 e leia o resultado indicado para determinar quantas moedas de cada tipo o monstro carrega. A tabela também inclui o resultado médio entre parênteses, caso você queira evitar outra rolagem para poupar tempo. Para determinar a quantidade total de tesouro individual para um grupo de criaturas similares, você pode poupar tempo ao rolar uma vez e multiplicar o resultado pela quantidade de criaturas no grupo.
Caso não faça sentido para um monstro carregar uma grande pilha de moedas, você pode converter as moedas em gemas ou objetos de arte de valor equivalente.


TESOURO INDIVIDUAL: DESAFIO 0–4

d100PCPPPEPOPL
1-305d6 (17)----
31-60-4d6 (14)---
61-70--3d6 (10)--
71-95---3d6 (10)-
96-00----1d6 (3)



Gemas:

As gemas costumam muitas vezes serem mais cobiçadas que as próprias moedas, isso porque as vezes com uma única gema você pode carregar uma fortuna, sem dúvida nenhuma seria mais fácil carregar um pequeno diamante azul do que 5000 moedas de ouro. Além disso as gemas não sofrem do mesmo problema das moedas que podem ser cunhadas, o único problema é que as vezes existem reinos que cobram impostos em cima das gemas que são comercializadas. Um dos outros inconvenientes de uma gema é que seu valor depende de avaliação, um joalheiro pode avaliar um diamante como valendo 5000 PO e outro pode avaliar como valendo 5500 PO, depende de cada um e da habilidade dos joalheiros.

Em regras pelo sistema o valor dado ao jogador será sempre o valor em teste de um joalheiro que avaliar a gema em questão.


Tabela de Valor de Gema:

1d100Valor (PO)Exemplos
01-0310Ágata, quartzo, turquesa
04-1050Cristal, jaspe, ônix
11-25100Âmbar, ametista, coral, granada, jade
26-46500Água-marinha, pérola, topázio
47-711,000Carbúnculo, opala
72-905,000Esmeralda, rubi, safira
91-9710,000Diamante, jacinto
98-00EspecialPedra estrela¹, tristal²


Pedra Estrela¹: Qualquer gema com valor de 1.000 PO ou mais (de carbúnculo a jacinto, exceto por diamantes) pode ser encontrada com uma formação parecida com estrela em seu centro. Estas são frequentemente chamadas por seus nomes individuais (Star Rubi, Star Safira, etc.) e são, como um grupo, chamadas pedras estrela. Uma Pedra Estrela tem o dobro do valor de seu tipo de gema normal.

Tristal²: Coríndon, um mineral, é a substância da qual rubis e esmeraldas são feitos. Também pode ser encontrado em outras cores, raras e geralmente transparentes: amarelo dourado, violeta profundo e laranja brilhante. Estas gemas são conhecidas como tristals. Um tristal pode ter qualquer valor que o Narrador escolha de 1.000 a 100.000 PO, mas o tristal médio vale 50.000 PO.

Tamanho e Qualidade de Gema Variáveis

Gemas geralmente são presumidas de qualidade e tamanho médio, mas o Narrador pode variar o valor e o tamanho de gemas individuais como ele considerar adequado, usando a Tabela de Tamanho e Qualidade de Gema Variáveis. É melhor fazer isto com não mais de 5% das gemas de um tesouro; caso contrário, torna-se muito complicado manter registro do valor de um tesouro encontrado.
Na Tabela de Tamanho e Qualidade de Gema Variáveis, jogue um 1d10 e encontre a modificação da gema (tamanho, qualidade, ou ambos). Se apenas tamanho ou qualidade forem afetados, jogue outro 1d10, encontre a variação apropriada na segunda metade da tabela e anote o novo valor da gema. Se ambos, tamanho e qualidade, forem afetados, jogue um 1d10 duas vezes — lendo o primeiro número para a variação do tamanho e o segundo para a da qualidade.
Valor de gema para uma gema que foi modificada apenas por tamanho ou qualidade é autoexplicativo (Veja a Tabela de Valor de Gema para os valores dados para gemas normais). No entanto, se uma gema foi modificada por ambos, tamanho e qualidade, os resultados do valor de tamanho e qualidade da gema são multiplicados.

Por exemplo, uma pérola modificada por uma jogada de dado de 4 seria de tamanho bastante pequeno (valor da gema ½ normal). (Conforme observado na Tabela de Valor de Gema, o valor de uma pérola típica, normal é de 500 PO.) Se a jogada de dado para qualidade for um 10, no entanto, a pérola é de muito boa qualidade (valor de gema 8 x normal). A pérola, embora pequena, é por outro lado excelente, com um valor de 2.000 PO (½ x 8 = 4 x 500 = 2.000 PO).


Tabela de Tamanho e Qualidade de Gema Variáveis

1d10Modificação
1-4Tamanho
5-8Qualidade
9-10Tamanho e Qualidade 


Variação:

 1d10 TamanhoQualidade Valor da gema 
1Muito pequenaMuito modesta⅛ normal
2-3PequenaModesta¼ normal
4-5 Bastante pequena Bastante modesta½ normal
6-7Bastante grandeBastante boa2 x normal
8-9GrandeBoa4 x normal
10Muito grandeMuito boa8 x normal


Gemas Danificadas

O Narrador também pode modificar o valor das gemas se elas forem submetidas a um tratamento severo depois de terem sido coletadas. Por exemplo, a maioria das gemas se estilhaçará se for golpeada.
As gemas podem rachar ou estilhaçar devido a fogo normal ou certos feitiços (bola de fogo, relâmpago, etc.). Todos os efeitos são deixados a critério do Narrador; uma gema rachada vale 20-50% (1d4 + 1 x 10) do valor original. Uma gema estilhaçada pode deixar um pequeno pedaço valendo 5-10% (1d6 + 4) do original; no entanto, o pó restante ainda pode ser de valor para magos PNJ, que podem precisar de pó de gema para poções, pergaminhos, tintas raras, etc.


Joias

Para encontrar o valor de uma peça de joia, jogue 1d100 contra a Tabela de Valor da Joia. Se o nível médio do grupo for inferior ao 9º nível, subtraia 10 da jogada de 1d100, tratando qualquer jogada menor que 01 como 01. O valor de cada peça de joia deve ser determinado separadamente, exceto quando grandes quantidades são encontradas, como em tipos de tesouro A (50% 6d6) e H (50% 1d4 x 10). Quando várias peças são encontradas juntas, o MJ pode dividi-las em grupos de três a cinco itens cada e então fazer uma jogada para cada grupo. Depois que o Narrador encontrar o valor da joia, ele pode selecionar ou determinar aleatoriamente um tipo para cada peça usando a Tabela de Tipo de Joia.
Todas as peças de joias são feitas de metais valiosos, gemas e/ou outros materiais preciosos (como marfim, ébano, peles, etc.). Seus valores podem variar até 15% acima ou abaixo da quantidade
indicada na tabela se o Narrador escolher modificá-los (Por exemplo, uma peça listada como 20.000 PO poderia receber qualquer valor de 17.000 até 23.000 PO). Se o Narrador decidir variar o valor, ele pode jogar 1d6. Um 1-3 significa que o valor é menor que o listado e um 4-6 significa que o valor é maior que o listado. O Narrador pode jogar 1d6 novamente. Um 1-2 significa que a diferença é de 15%, um 3-4 significa que a diferença é de 10%, e 5-6 significa que a diferença é de 5%.
Claro, o Narrador pode optar por permitir joias de maior valor do que aqueles fornecidos. E quando gemas e joias ocorrem no mesmo tesouro, o Narrador pode combiná-las. Por exemplo, uma única gema com um valor de 1.000 PO junto com um colar avaliado em 1.500 PO poderia ser mudada para “duas coroas de ouro, cada uma com um grande conjunto de pérolas em sua frente, e cada uma vale 1.250 PO”.
Azetlor
Azetlor
Administração
Administração


https://mormacil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos