Fama e Reputação
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Fama e Reputação
Reputação
A Reputação representa a percepção geral do grupo ou personagem como uma força para o bem ou o mal. Ela afeta a impressão inicial da população com relação ao grupo, como a população trata o grupo, bem como os preços de itens em lojas.
Reputação é tratado como uma característica, mas uma na qual os personagens não podem modificar no início de jogo. Todos os personagens iniciam a campanha com um valor base de Reputação 10. A medida que seus feitos forem mudando o mundo a sua volta, para o bem ou para o mal, o narrador pode aumentar ou diminuir essa característica.
O narrador pode optar por ter um único valor de Reputação para todo o grupo para determinar reações. Utilize o valor médio de Reputação de cada personagem para determinar o valor de Reputação do grupo.
Valor | Modificador | Fama | Vendedores |
1 | -5 | Odiado | 1000% |
2 | -4 | Odiado | 500% |
3 | -4 | Odiado | 200% |
4 | -3 | Odiado | 100% |
5 | -3 | Indesejado | 50% |
6 | -2 | Indesejado | 40% |
7 | -2 | Indesejado | 30% |
8 | -1 | Indesejado | 20% |
9 | -1 | Indesejado | 10% |
10 | 0 | Comum | 0% |
11 | 0 | Comum | 0% |
12 | +1 | Comum | 0% |
13 | +1 | Comum | 0% |
14 | +2 | Comum | 0% |
15 | +2 | Popular | -5% |
16 | +3 | Popular | -10% |
17 | +3 | Heroico | -15% |
18 | +4 | Heroico | -20% |
19 | +4 | Lendário | -25% |
20 | +5 | Lendário | -30% |
A Reputação influencia diretamente em como os personagens são vistos no mundo. Utilize a tabela de Reação de NPCs para determinar como npcs genéricos tratam os personagens. Essas reações iniciais podem determinar a CD inicial para testes de Carisma, por exemplo. Utilize a seguinte fórmula para determinar o valor de Notoriedade de um personagem:
A coluna de vendedores indica possíveis descontos ou aumento de preço sobre vendas e serviços. Utilize a tabela sempre que um mercador desconhecido é abordado pelos personagens.
Note que isso é apenas uma indicação. Em uma região onde os personagens são odiados, mas temidos, os vendedores podem optar por vender a preço normal para evitar problemas, enquanto alguns vendedores podem não ir muito com a cara de heróis.
Fama é uma indicação do quão conhecidos os personagens são.
Personagens populares tiveram alguns de seus feitos espalhados pela população, que tende a ser mais amigável e até oferecer descontos em produtos, estadias, etc. Personagens heroicos são conhecidos em todo o reino, inspiram pessoas e jovens aventureiros, e são tratados com reverência e respeito por todo o reino que eles ajudaram a salvar.
Personagens lendários são conhecidos por todo o mundo. Louvados pelos povos livres e temidos por tiranos e vilões.
De mesmo modo, personagens indesejados encontram uma população que não os quer por perto, que dificultam sua vida e suas aventuras, e uma guarda que está sempre de olho nos atos dos personagens, esperando o menor deslize para prendê-los. Já personagens odiados não entram na maioria dos locais, provavelmente tem recompensas sobre suas cabeças e poucos são os mercadores que fazem negócios com eles, sempre a preços abusivos.
A tabela de fama por tier faz indicações dos valores de reputação do grupo em cada tier de jogo.
Marcas de Prestígio
Notoriedade = 10 + Mod. Carisma + Mod. Reputação
Reação de NPCs:
Notoriedade | Reação |
5 ou menor | Hostil |
6-10 | Não amigável |
10-15 | indiferente |
15-20 | Amigável |
20+ | Amado |
Modificadores por Região:
Vendedores
Personagens populares ou heroicos podem ser apenas conhecidos em uma região do mundo. O narrador pode optar por diminuir a influência dos personagens a medida que eles viajam para longe de onde seus feitos são mais conhecidos. Além disso, diferentes regiões do mundo podem olhar para as raças ou classes dos personagens de diferentes maneiras.
Modificador | Exemplo |
-3 | Serem heróis de um nação inimiga |
-2 | Ter Tieflings, Drows, orcs ou bárbaros em regiões onde eles são raros ou mau vistos. |
-1 | A cada 100Km de onde a maioria das aventuras do grupo ocorreu, até o valor inicial. |
0 | Reputação reiniciada em 10 em regiões completamente desconhecidas. |
+1 | Ter seus contos escritos por um bardo. |
+2 | Ter seus contos escritos e cantados por um bardo de renome. |
Vendedores
A coluna de vendedores indica possíveis descontos ou aumento de preço sobre vendas e serviços. Utilize a tabela sempre que um mercador desconhecido é abordado pelos personagens.
Note que isso é apenas uma indicação. Em uma região onde os personagens são odiados, mas temidos, os vendedores podem optar por vender a preço normal para evitar problemas, enquanto alguns vendedores podem não ir muito com a cara de heróis.
Fama
Fama é uma indicação do quão conhecidos os personagens são.
Personagens populares tiveram alguns de seus feitos espalhados pela população, que tende a ser mais amigável e até oferecer descontos em produtos, estadias, etc. Personagens heroicos são conhecidos em todo o reino, inspiram pessoas e jovens aventureiros, e são tratados com reverência e respeito por todo o reino que eles ajudaram a salvar.
Personagens lendários são conhecidos por todo o mundo. Louvados pelos povos livres e temidos por tiranos e vilões.
De mesmo modo, personagens indesejados encontram uma população que não os quer por perto, que dificultam sua vida e suas aventuras, e uma guarda que está sempre de olho nos atos dos personagens, esperando o menor deslize para prendê-los. Já personagens odiados não entram na maioria dos locais, provavelmente tem recompensas sobre suas cabeças e poucos são os mercadores que fazem negócios com eles, sempre a preços abusivos.
A tabela de fama por tier faz indicações dos valores de reputação do grupo em cada tier de jogo.
Fama por Tier:
Tier | Fama recomendada |
l | Comum |
ll | Popular |
lll | Heroico |
lV | Lendário |
Marcas de Prestígio
A medida que os heróis ganham reputação e fama, eles podem ser recompensador com Marcas de Prestígio. Cartas de Recomendação, Medalhas, Títulos e Terrenos são as recompensas mais comuns.
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