Mormacil
Bem-vindo viajante ao mundo de Mormarcil, onde a magia e a espada te guiaram para se tornar um aventureiro respeitado ou temido, que suas aventuras sejam cantadas pelos bardos por gerações. Haverão lugares de magia e monstros, de bravos combatentes e aventuras espetaculares.

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Não recomendado para menores de dezesseis anos.




Sobre o bestiário

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Mensagem  Azetlor Sex maio 14, 2021 4:14 pm

Sobre o bestiário Catacombs_of_the_ghul_king_by_willobrien_de8rwcc-fullview.jpg?token=eyJ0eXAiOiJKV1QiLCJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJzdWIiOiJ1cm46YXBwOjdlMGQxODg5ODIyNjQzNzNhNWYwZDQxNWVhMGQyNmUwIiwiaXNzIjoidXJuOmFwcDo3ZTBkMTg4OTgyMjY0MzczYTVmMGQ0MTVlYTBkMjZlMCIsIm9iaiI6W1t7ImhlaWdodCI6Ijw9NjAwIiwicGF0aCI6IlwvZlwvN2FhOWQzODMtMjgzNy00MWFhLWI3YjctOGY4MzFjMDBkZGVmXC9kZThyd2NjLTBlOWY1ODhiLWEyN2QtNDEwMC04ZTlkLTFjOWI2ZTIxYTllNi5qcGciLCJ3aWR0aCI6Ijw9OTAwIn1dXSwiYXVkIjpbInVybjpzZXJ2aWNlOmltYWdlLm9wZXJhdGlvbnMiXX0




Introdução

Se você for um narrador experiente, alguns monstros descritos adiante podem surpreender você, já que nós consultamos os Manuais dos Monstros de outrora e inserimos factoides há muito esquecidos. Nós também adicionamos alguns fatos novos. Naturalmente, você pode fazer com estes monstros o que quiser. Nada do que dizemos aqui tem a intenção de reprimir sua criatividade.


Onde os monstros habitam

Talvez não esteja familiarizado com os lugares estranhos e maravilhosos onde monstros podem ser encontrados e confrontados. Para tentar entender isso temos alguns ambientes que se pode encontrar estas criaturas.


Masmorras:

Quando a maioria das pessoas pensam numa masmorra, imagens de celas escuras com barras de ferro e algemas vem à mente. A palavra “masmorra” adquire um sentido mais amplo para incluir qualquer local fechado infestado de monstros. A maioria das masmorras se espalham em complexos subterrâneos. Aqui vão alguns outros exemplos:


  • Uma torre de um mago abandonada no topo de uma colina solitária crivada por túneis infestados de goblins.
  • Uma pirâmide de faraó cheia de criptas assombradas com câmaras de tesouro secretas.
  • Uma cidade perdida na selva, envolta por vinhas e invadida por demônios e cultistas adoradores de demônios.
  • A tumba congelada de um rei gigante do gelo.
  • Um sistema de esgoto labiríntico, imundo, controlado por uma gangue de homens-rato.



O subterrâneo:

Não existe masmorra maior que o Subterrâneo, o mundo inferior abaixo da superfície do mundo. Ele é um vasto reino subterrâneo onde monstros acostumados com a escuridão residem. Ele é um lugar cheio de cavernas escuras conectadas por túneis que levam sempre para baixo. Alguém poderia gastar a vida inteira (porém breve!) explorando o Subterrâneo e encontraria lugares como os seguintes:


  • A prisão ou asilo de um devorador de mentes, cheia de escravos descerebrados e lunáticos delirantes.
  • Uma necrópole anã perdida contendo linhas e linhas de tumbas empoeiradas esperando para serem saqueadas.
  • Um posto de vigia fortificado cercado por armamentos, guardando a passagem para uma magnifica cidade drow.
  • Uma fenda subterrânea cheia de fungos gigantes e governada por um observador megalomaníaco ou um rei fomori.
  • Uma cadeia de ilhas rochosas em um vasto mar sem sol, casa de aboletes e kuo-toas insanos.



O ambiente selvagem:

Nem todos os monstros espreitam no subterrâneo. Muitos deles habitam desertos, montanhas, pântanos, desfiladeiros, florestas e outros ambientes naturais. O ambiente selvagem pode ser tão perigoso quanto qualquer masmorra, particularmente quando não há onde se esconder! Alguns locais selvagens são tão memoráveis quanto qualquer masmorra:


  • O ninho de um roca feito de cascos de navios despedaçados, construído no topo de uma montanha ou colina rochosa solitária.
  • Uma vasta tundra ártica que serve de território de caça para furiosos e yetis.
  • Uma floresta primitiva protegida por entes ou corrompida por gnolls adoradores de demônios.
  • Um pântano cheio de sapos, assombrado por um povo lagarto que venera um vil dragão negro.
  • Uma selva ilhada habitada por dinossauros e guerreiros tribais humanos.



Cidades e vilas:

Algumas das melhores aventuras desdobram-se sob o leito da civilização. Territórios urbanos propicia às aventuras chance de ficar ombro-a-ombro com os ricos e poderosos, bater de frente com a escória da sociedade e remover a máscara de civilidade para ver o monstruoso mal que espreita abaixo. Dentro de uma cidade ou vila medieval existem lugares tão mortais quanto em qualquer masmorra:


  • Uma torre de relógio que serve como base para uma guilda de ladinos e assassinos kenkus.
  • Um covil de escravistas escondido em um orfanato controlado por uma rakshasa disfarçado como diretor.
  • Uma academia de magos infestada por corrupção e praticantes das artes necromânticas.
  • Um feudo nobre onde ricos cultistas adoradores de diabos se reúnem para realizar sacrifícios.
  • Um templo, sepultura ou museu vigiado dia e noite por constructos animados.



Ambiente submerso:

Nem todas as aventuras acontecem em terra firme. Este livro traz à tona diversas criaturas que assombram os oceanos do mundo, desde os diabólicos sahuagin até os pacíficos elfos aquáticos odiados por eles. Dentro deste domínio aquático estão muitos locais de aventura surpreendentes:


  • Um cemitério submerso de navios infestado por tubarões, carniçais aquáticos e fantasmas raivosos.
  • O castelo de coral de um gigante da tempestade, lindo, porém, perigoso.
  • Uma cidade perdida no fundo do mar, envolta por uma bolha de ar mágica e comandada por uma rainha medusa.
  • Uma caverna de kraken ou o covil cavernoso de um dragão de bronze, cheio de tesouros ancestrais.
  • Um templo submerso de Sekolah, o deus maligno dos sahuagin.



Os planos de existência:

O Abismo. Os Nove Infernos. A Cidade de Bronze. Tais locais distantes atraem aventureiros de alto nível para suas portas, desafiando os bravos e os temerários a derrotar seus mestres malignos e desvendar seus mistérios escondidos. Muitas criaturas poderosas e estranhas vivem em outros planos de existência, desde os metódicos modrons até demônios homicidas. Quando se trata de locais interessantes para aventura, nem mesmo o céu é o limite quando você ultrapassa as barreiras do mundo:


  • A fortaleza de um senhor das profundezas em Avernus, a primeira camada dos Nove Infernos.
  • Um castelo assombrado na Umbra que serve como covil de um dragão das sombras.
  • Uma tumba de uma rainha élfica em Faéria.
  • Um palácio de djinni no Plano Elemental do Ar, cheio de maravilhosos tesouros roubados.
  • O semiplano secreto de um lich, onde o arquimago morto-vivo esconde sua filactéria e grimório.


Veja em Lore para mais informações sobre os planos de existência.




Quais monstros usar?

Muitos monstros habitam masmorras, enquanto outros vivem em desertos, florestas, labirintos e outros meio ambientes. Independentemente de qual meio ambiente um monstro tradicionalmente chama de casa, você pode colocá-lo onde quiser. No fim das contas, histórias de “peixe fora d’água” são memoráveis e, às vezes, é engraçado surpreender os jogadores com gricks escondidos nas areias do deserto ou uma dríade vivendo em um cogumelo gigante no Subterrâneo.


estatísticas

As estatísticas de um monstro, às vezes, se referem ao bloco de estatísticas, garantindo as informações essenciais que você precisa para controlar o monstro.


Tamanhos


Um monstro pode ser Miúdo, Pequeno, Médio, Grande, Enorme ou Imenso. A tabela Categorias de Tamanho mostra quanto espaço uma criatura de um tamanho em particular controla em combate.
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