Mormacil
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Não recomendado para menores de dezesseis anos.




Armaduras e escudos

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Mensagem  Azetlor Ter Jul 16, 2019 12:23 am

ARMADURAS E ESCUDOS

Neste mundo existe uma vasta tapeçaria composta de muitas culturas diferentes, cada uma com seu próprio nível de tecnologia. Por esta razão, aventureiros têm acesso a uma variedade de tipos de armaduras, que vão desde a armadura de couro à cota de malha, até a cara armadura de placas, com vários outros tipos de armaduras intermediárias entre elas.
A tabela Armaduras reúne os tipos mais comuns de armaduras encontradas no jogo e as separa em três categorias: armaduras leves, armaduras médias e armaduras pesadas. Muitos guerreiros complementam sua armadura com um escudo.


Armaduras:

A armadura é o que impede o seu personagem de receber dano direto, isto graças ao poder de proteção da armadura, mas dependendo da que escolher pode ter alguma penalidade de destreza. O Poder de proteção refere-se a habilidade da armadura de deter o dano. Cada tipo de armadura tem seu próprio Poder de Proteção. Quando a armadura for atingida por um ataque, o poder de proteção da armadura é subtraído do total de dano causado pelo golpe. Na maioria das campanhas, você pode usar ou vestir quaisquer equipamentos que encontrar em suas aventuras, dentro dos limites do bom senso. Por exemplo, um meio-orc corpulento não vai caber na armadura de couro de um halfling e um gnomo seria engolido pelo elegante manto de um gigante das nuvens. Usando essa variação, quando os aventureiros encontrarem armaduras, roupas e itens semelhantes que são feitos para serem vestidos, eles podem precisar visitar um armeiro, um alfaiate, um coureiro ou outro perito semelhante para tornar o item usável. O custo para esse tipo de trabalho varia de 10% a 40% do preço de mercado do item. O Narrador pode rolar 1d4 x 10 ou determinar o aumento do custo baseado na extensão das alterações necessárias.


Armadura leve:

Feitas a partir de materiais flexíveis e finos, armaduras leves favorecem aventureiros ágeis, uma vez que oferecem alguma proteção sem sacrificar sua mobilidade.


Armadura acolchoada
Poder de proteção: 1 (subtraia do dano recebido)
Penalidade: 0
Peso: 4 Kg
Preço: 5 PO
Descrição: A armadura acolchoada consiste em camadas de panos acolchoados e batidos.


Armadura de couro
Poder de proteção: 2 (subtraia do dano recebido)
Penalidade: 0
Peso: 7 Kg
Preço: 10 PO
Descrição: O peitoral e as ombreiras da armadura de couro são feitos de couro que foi endurecido após ser fervido em óleo. O resto da armadura é feita de materiais mais macios e mais flexíveis.


Armadura de couro batido
Poder de proteção: 2 (subtraia do dano recebido)
Penalidade: -1
Peso: 6,5 Kg
Preço: 45 PO
Descrição: Feita de couro resistente, mas flexível, a armadura de couro batido é reforçada com rebites ou cravos.



Armadura média:

Armaduras médias oferecem mais proteção do que armaduras leves, mas também prejudicam mais o movimento do personagem durante o combate ou em certas situações que necessitem de destreza.


Gibão de Peles
Poder de proteção: 2 (subtraia do dano recebido)
Penalidade: -2
Peso: 6 Kg
Preço: 10 PO
Descrição: Um gibão de peles é um armadura bruta consistindo de peles grossas. É comumente usada por tribos bárbaras, humanoides selvagens outros povos que não têm acesso às ferramentas e materiais necessários para criar uma armadura melhor.


Camisão de Malha
Poder de proteção: 3 (subtraia do dano recebido)
Penalidade: -2
Peso: 10 Kg
Preço: 50 PO
Descrição: Feito de anéis de metal intercalados, um camisão de cota de malha é usado entre as camadas de roupa. Essa armadura oferece proteção modesta para a parte superior do corpo de quem a usa e permite que o som dos anéis de metal, friccionados uns contra os outros, sejam amortecidos pelas camadas exteriores.


Brunea
Poder de proteção: 4 (subtraia do dano recebido)
Penalidade: -3
Peso: 22,5 Kg
Preço: 50 PO
Descrição: Essa armadura consiste em um casaco e calças (e talvez uma saia separada) de couro coberto com peças sobrepostas de metal, assim como as escamas de peixe. O conjunto inclui manoplas.


Peitoral
Poder de proteção: 4 (subtraia do dano recebido)
Penalidade: -2
Peso: 10 Kg
Preço: 400 PO
Descrição: A armadura peitoral é constituída por um peitoral de metal usado com couro flexível em seu interior. Embora ele deixe as pernas e braços do usuário relativamente desprotegidos, essa armadura fornece boa proteção para seus órgãos vitais, deixando quem a usa relativamente sem restrições.


Meia-Armadura
Poder de proteção: 5 (subtraia do dano recebido)
Penalidade: -4
Peso: 20 Kg
Preço: 750 PO
Descrição: Essa armadura é composta de placas de metal moldadas que cobrem a maior parte do corpo. Ela não inclui proteção para as pernas além de caneleiras fixadas com tiras de couro.


Armadura pesada:

De todas as categorias de armaduras, as armaduras pesadas oferecem a melhor proteção. Essas armaduras cobrem todo o corpo e são projetadas para proteger quem as usa de uma grande variedade de ataques.


Cota de Anéis
Poder de proteção: 4 (subtraia do dano recebido)
Penalidade: -3
Peso: 20 Kg
Preço: 30 PO
Descrição: Esta armadura é feita de couro com pesados anéis presos a ela. Os anéis ajudam a reforçar a armadura contra golpes de espadas e machados. A cota de anéis é inferior à cota de malha e geralmente é vestida apenas por aqueles que não podem pagar por uma armadura melhor.


Cota de Malha
Poder de proteção: 6 (subtraia do dano recebido)
Penalidade: -4
Peso: 27,5 Kg
Preço: 75 PO
Descrição: Feita de anéis de metal entrelaçados, a cota de malha inclui uma camada de tecido acolchoado usada por baixo da malha de metal para evitar atrito e amortecer o impacto dos golpes. O conjunto inclui manoplas.


Cota de talas
Poder de proteção: 7 (subtraia do dano recebido)
Penalidade: -4
Peso: 30 Kg
Preço: 200 PO
Descrição: Essa armadura é feita de tiras verticais de metal, rebitadas a um suporte de couro, usadas sobre um preenchimento de pano. Cotas de malha flexíveis protegem as articulações.


Armadura de Placas (Armadura completa)
Poder de proteção: 8 (subtraia do dano recebido)
Penalidade: -5
Peso: 32,5 kg
Preço: 1500 PO
Descrição: A armadura de placas consiste em placas de metal moldadas para cobrir todo o corpo. Inclui luvas, botas de couro pesadas, um capacete com viseira e espessas camadas de enchimento por baixo da armadura. Fivelas e tiras de couro distribuem o peso ao longo do corpo.


Escudos:

Escudos são adicionados para seu uso, cada um com seus prós e contras. Além disso, três classificações de escudos são adicionadas aos escudos: Leve, Médio e Pesado. Onde o Leve é usado mais para aparar e um pequeno pedaço de armadura, e Pesado é usado para defesas mais altas.

Escudos leves:

Targe
Poder de proteção: +1
Penalidade: -1
Peso: 3,5 kg
Preço: 5 PO
Descrição: O escudo Targe é um escudo plano e circular usado ao redor da mão. É feito de madeira com reforços de ferro, revestimento de couro e tiras de couro. O Targe em si não era para bloquear um ataque, mas ajuda a esquivar. Seu design simples permite usá-lo, mas um combatente habilidoso pode achá-lo sem brilho. O Targe tem a forma redonda.


Escudo gota
Poder de proteção: +1
Penalidade: -1
Peso: 4,5 kg
Preço: 10 PO
Descrição: O Escudo gota é um escudo longo com um fundo pontiagudo feito de uma madeira com algum reforço de metal menor. É relativamente leve, mas grande o suficiente para cobrir uma boa quantidade dos ombros à coxa. Recebe esse nome por seu formato que lembra uma gota. O Escudo gota pode ser na forma de seta ou oval (forma de gota).


Broquel
Poder de proteção: +1
Penalidade: -1
Peso: 2 kg
Preço: 20 PO
Descrição: O Broquel é mais parecido com uma luva de grandes proporções, acoplado no antebraço. O Broquel é utilizado para Aparar golpes em vez de bloqueá-los. O usuário geralmente tem que depender de destreza hábil para usar o broquel em vez de força bruta. É Permitido ainda o usuário usar duas armas. O Broquel tem a forma redonda.


Escudo médios:

Escudo gota reforçado
Poder de proteção: +2
Penalidade: -2
Peso: 5,5 kg
Preço: 20 PO
Descrição: O escudo gota reforçado é um escudo longo com um fundo pontiagudo feito de uma madeira com reforços de metal ao longo do corpo. É relativamente um equipamento robusto, grande o suficiente para cobrir uma boa quantidade de espaço. O Escudo Gota Reforçado pode ser na forma de seta ou oval (forma de gota).

Heater / Round
Poder de proteção: +2
Penalidade: -2
Peso: 6,5 kg
Preço: 40 PO
Descrição: Heater e Round são os escudos clássicos que você imagina quando ouve sobre escudos. Ás vezes adornado com alguma arte como um brasão, um relevo ou gravura. Fornece versatilidade em seu uso. Eles podem ser na forma de losango, triângulo (Heater) ou Redondo (Round).

Escudos Pesados:

Escudo torre
Poder de proteção: +3
Penalidade: -3
Peso: 10 kg
Preço: 50 PO
Descrição: O estereótipo Escudo pesado. O escudo torre vai do ombro até um pouco acima dos tornozelos. No entanto, seu peso leva a uma falta de mobilidade para o portador. O Escudo torre pode ser na forma retangular ou oval.


Baluarte
Poder de proteção: +3
Penalidade: -3
Peso: 15 kg
Preço: 100 PO
Descrição: O Baluarte é um escudo expansivo tipicamente usado nas costas do usuário até ser usado como algo semelhante a uma pequena fortaleza. Aqueles com a força para levantar um objeto tão pesado, podem tirar proveito de grande proteção. O Baluarte pode ser na forma retangular ou de losango.


O tempo que leva para vestir ou despir uma armadura depende da categoria de armadura:

Vestir: Este é o tempo que leva para colocar a armadura. O jogador se beneficia com o Poder de proteção só se tomar o tempo integral para vestir.
Despir: Esse é o tempo que leva para tirar a armadura. Se o jogador tiver ajuda, reduz esse tempo pela metade.

Leve - Vestir: 1 minuto; Despir: 1 minuto.
Média - Vestir: 5 minutos; Despir: 1 minuto.
Pesada - Vestir: 10 minutos; Despir: 5 minutos.
Escudo - Vestir: 1 ação; Despir: 1 ação.
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